É A SECA!: Com a estiagem produção de tanques de carros-pipa aumenta na Paraíba


A produção de tanques usados em carros-pipa mais que dobrou em uma metalúrgica da cidade de Queimadas, por causa de seca que atinge a região em 2015. Com a crise hídrica, moradores de diversas cidades recebem água apenas por meio de caminhões-pipa e o número de pipeiros se elevou.
A metalúrgica do empresário Manoel Donato produz os tanques que são montados em caminhões. Em 2014 a empresa produzia três tanques por semana, mas a demanda aumentou este ano e a produção chega a sete tanques por semana. Depois de pronto, a ”pipa” é vendida em vários locais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.
O tanque pode ser feito de dois materiais, o inox ou a chapa preta. A escolha da matéria-prima depende da preferência do cliente. A de Inox chega a custar três vezes mais caro na metalúrgica de Manoel Donato.
Após a escolha do material, as placas são cortadas em uma guilhotina e em seguida são moldadas por uma máquina. O tamanho e o formato do tanque varia de acordo com a encomenda. A “pipa” pode armazenar de sete a 18 litros de água.

O passo seguinte é a montagem. O tanque é soldado e depois deve ser pintado. Quando for produzido de chapa preta, a pintura também é necessária porque impede o enferrujamento e a contaminação da água. O acabamento já é feito com o tanque montado em cima do veículo.

Com Cariri Ligado
É A SECA!: Com a estiagem produção de tanques de carros-pipa aumenta na Paraíba É A SECA!: Com a estiagem produção de tanques de carros-pipa aumenta na Paraíba Reviewed by Guedes Erivaldo on 17:02 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.