EM ALERTA: 11 cidades do Cariri estão com risco de surto de dengue,confira á lista

Um total de 80 municípios da Paraíba estão em situação de risco para surto de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Há ainda 99 municípios em alerta e 36 em situação satisfatória. Apesar disto, também foi apontada uma redução de 72,57% no registro de casos de dengue no estado no mês de julho em relação ao mês de junho.
De acordo com a SES, durante o mês de julho, 215 municípios realizaram o 3º levantamento de índices e segundo esses dados, 80 (35,8%) municípios estão em situação de risco para surto.
Entre os municípios em situação de risco para surto estão as cidades da região do Cariri: Amparo, Barra de Santana, Caraúbas, Desterro, Juazeirinho, Livramento, Ouro Velho, São Domingos do Cariri, São João do Tigre, Sumê, Taperoá.
Por outro lado, segundo a SES, em todo estado, no mês de julho, foram notificados 822 casos, enquanto no mês de junho foram 2.997 casos. Mesmo assim, a SES ressalta que a população deve se manter alerta quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a gerente executiva da Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, a redução na notificação dos casos de dengue pode estar associada ao período chuvoso, já que a infestação do mosquito é sempre mais intensa no verão, clima que propicia a eclosão dos ovos do mosquito.
“Apesar da redução dos casos notificados, todos os municípios devem manter a vigilância do controle do mosquito causador da dengue, tendo em vista que o resultado do LIRAa, realizado em julho, sinalizou que em 80 municípios há situação de risco para a dengue”, informou.
LIRAa

O LIRAa é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, desenvolvido e adotado pelo Ministério da Saúde, a partir de 2003, para monitorar a densidade larvária, por meio de indicadores. Os resultados, além de apresentarem a média dos indicadores larvários, revelam os espaços com maior densidade de larvas, o que contribui para o direcionamento e, talvez, maior efetividade das ações de combate do mosquito.

Com Cariri Ligado
EM ALERTA: 11 cidades do Cariri estão com risco de surto de dengue,confira á lista EM ALERTA: 11 cidades do Cariri estão com risco de surto de dengue,confira á lista Reviewed by Guedes Erivaldo on 10:52 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.