Veja as manchetes dos principais jornais deste sábado(29)



O Globo
Manchete : Recessão
PIB cai mais e só ganha de Rússia e Ucrânia
Consumo das famílias é o pior desde 2001
Investimentos e construção civil desabam

Pelo segundo trimestre seguido, a economia brasileira encolheu e, com isso, o país entrou oficialmente em recessão. Entre abril e junho, o PIB caiu 1,9%, no pior resultado desde 2009, segundo o IBGE. O tamanho da queda foi maior do que o previsto por analistas, que, agora, já estimam que o país fechará 2015 com um tombo de até 3% no PIB. A maioria dos economistas já prevê recessão também em 2016 — desde os anos 1930, o país não sofre dois anos seguidos de queda no PIB. Quase todos os setores da economia encolheram, à exceção do governo, que ampliou seus gastos em 0,7%, e das exportações, que avançaram 3,4% com a alta do dólar. A construção civil e os investimentos caíram mais de 8%. Enquanto políticos de oposição criticaram o resultado do PIB, a equipe econômica não comentou. A presidente Dilma disse, no Ceará, que o país vai superar a crise “sem nadinha de amargura ou de ódio”. Entre 35 países que já divulgaram seu PIB no segundo trimestre, o Brasil só não ficou atrás de Rússia, sob embargo, e Ucrânia, em guerra.
O Estado de S. Paulo
Manchete : PIB cai 1,9% no trimestre e Brasil entra em recessão
Queda no semestre é de 2,1% e mercado revê projeções para pior; fontes do governo falam em ‘desastre’
A economia deu mais um passo para a maior recessão em 25 anos. A combinação de ajuste fiscal – com cortes de gastos, alta de juros e reajuste de preços administrados–, crise política e impacto da Operação Lava Jato sobre o setor de construção já traça um cenário pior que o de 2009, auge da crise global. O PIB encolheu 1,9% no segundo trimestre em relação ao anterior e 2,1% no semestre, em comparação à primeira metade de 2014. Com isso, o Brasil entrou oficialmente em recessão e analistas reveem para pior seus cálculos para o ano. A estimativa para 2015 é de uma redução do PIB em torno de 2,5%. A presidente Dilma Rousseff disse que o País passa por “dificuldades momentâneas”. Mas interlocutores de Dilma consideram o resultado um “desastre”. Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é a corrupção e não a Lava Jato que está prejudicando a economia.
Zero Hora
Manchete : Economia encolhe 1,9% e põe o país em recessão
PIB tem segundo trimestre seguido de queda provocada pelo menor consumo das famílias e pela redução de investimentos na produção
Duas crises, duas medidas – AS DIFERENÇAS ENTRE A SITUAÇÃO ATUAL E A DE 2009
Marta Sfredo – PROJEÇÕES INCLUEM NOVOS RECUOS ATÉ O FINAL DO ANO

Folha de S. Paulo
Manchete : PIB mergulha e recessão se alonga
Queda de investimentos e do consumo liderou recuo de 1,9%da economia no segundo trimestre
A contração no segundo trimestre de 1,9% do PIB (medida da produção de bens e serviços no país), liderada pela queda de investimentos e consumo, foi a mais forte desde 1996. Marca dessa crise, o recuo de 8,1% nos gastos com máquinas, equipamentos e construção alongará a recessão. Houve empobrecimento geral: empresários investiram menos e famílias cortaram o consumo, efeito da queda do emprego, do poder de compra dos salários e da confiança na economia. A alta no saldo do comércio exterior e nos gastos do governo atenuou a queda, a pior entre países emergentes. O IBGE também divulgou ontem (28) a revisão para baixo de dados anteriores (o do primeiro trimestre caiu de -0,2% para -0,7%). Isso ajudou a piorar a perspectiva para a atividade econômica. As projeções de analistas para 2015 variam agora entre -2,3% e -3,0%— antes, elas ficavam em torno de -2%. O governo Dilma (PT) já estava preparado para uma redução do PIB, mas ficou alarmado com a “retração sem precedentes”. O Planalto avalia que é preciso recuperar “urgentemente” a confiança de empresários e consumidores. Para o senador Aécio Neves (PSDB), “o pior ainda está por vir”.


Com Iparaíba
Veja as manchetes dos principais jornais deste sábado(29) Veja as manchetes dos principais jornais deste sábado(29) Reviewed by Guedes Erivaldo on 04:02 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.