Assunção supera média Nacional no IOEB e municípios da região



O município de Assunção, com 3.830 habitantes, segundo o IBGE, na região do Cariri, fez bonito do Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB), divulgado na última quarta-feira (7) em São Paulo, tirando a nota média de 4,6, superando, inclusive, a média Nacional, que foi de 4,5 e da Paraíba, 4,1.

Assunção também ficou bem meljor colocada do que João Pessoa (4.0) e Campina Grande (3,9), as duas maiores cidades da Paraíba.

De acordo com os dados divulgados do IOEB, o pequeno município paraibano ocupa a 2287ª posição no ranking Nacional entre as 5.570 cidades brasileiras.

Na região, Assunção também supera todos os municípios que o circundam, inclusive os que são bem maiores, a exemplo de Juazeirinho (3.3), Soledade (3.6), Taperoá (3,7) e Santa Luzia (4.2).

Além disso, Assunção tem índices melhores no IOEB do que Junco do Seridó (3.7),  Salgadinho (3.8) Livramento (3.9), Desterro (3.9), Tenório (4.2) e Santo André (4.3).

O que é o IOEB?

Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras é um índice único para cada local (município, Estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local - rede Estadual, Municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e os respectivos pesos atribuídos a cada fator.

Esses fatores dividem-se em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores determinantes de um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam deles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Indicadores de resultado educacional: IDEB anos iniciais do ensino fundamental; IDEB anos finais do ensino fundamental; taxa líquida de matrícula do ensino médio.

Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.




Com Heleno Lima

Assunção supera média Nacional no IOEB e municípios da região Assunção supera média Nacional no IOEB e municípios da região Reviewed by ´Blog do Erivaldo Guedes on 02:08 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.