"E TOME FRIO": Aesa registra 14 ºC em pequena cidade do cariri paraibano

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) registrou nesta quinta-feira (21) a temperatura mais baixa do ano no Estado. Durante a madrugada, os termômetros marcaram 14 ºC na cidade de Cabaceiras, localizada na região do Cariri, a cerca de 200 quilômetros de João Pessoa.
Segundo a meteorologista Marle Bandeira, temperaturas abaixo dos 15 ºC são comuns nesta época do ano no Cariri. “Essa região se caracteriza pela amplitude térmica, com quedas significativas durante as madrugadas. Durante o inverno, em noites que o céu tem poucas nuvens, a radiação solar acumulada durante o dia escapa e aí acontecem os resfriamentos”, explicou.
O setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa também registrou baixas temperaturas em Monteiro (14,3 ºC), Areia (16,9 ºC), Campina Grande (17,8 ºC), Sousa (18,3 ºC), João Pessoa (19,5 ºC) e Patos (21,1 ºC). “Lembrando que em campo aberto, principalmente em locais com muito vento, a sensação térmica pode ser de até dois graus abaixo das temperaturas anotadas”, completou Marle Bandeira. As noites frias devem continuar até o final de agosto. A estação mais fria do ano acabará em 22 de setembro, às 11 horas e 21 minutos, quando começará oficialmente a primavera.
Chuvas – A expectativa da Aesa é de que os índices pluviométricos esperados neste inverno fiquem dentro da média histórica, cerca de 700 milímetros no Litoral, 500 milímetros no Brejo e 400 milímetros no Agreste, ou seja, 40% do total de precipitações do ano nestas regiões. Já no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, apresentam baixos índices pluviométricos nesta época do ano.

Açudes – Os 126 mananciais monitorados pela Aesa têm capacidade de acumular quase quatro bilhões de metros cúbicos de água. Nesta quinta-feira, 38 açudes estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total. Outros 34 estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 51 mananciais, com menos de 5% do volume. Além disso, 3 reservatórios estão sangrando. A relação detalhada pode ser acessada no portal www.aesa.pb.gov.br. Na página também é disponibilizada a previsão do tempo e temperatura com informações atualizadas a cada 24 horas.



Com Cariri Ligado
"E TOME FRIO": Aesa registra 14 ºC em pequena cidade do cariri paraibano "E TOME FRIO": Aesa registra 14 ºC em pequena cidade do cariri paraibano Reviewed by Guedes Erivaldo on 11:28 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.