VOCÊ SABIA? Mitos sobre alimentos''carregados''


Quem nunca ouviu a frase: “Não come isso porque é carregado!” Mas, afinal será que realmente existem alimentos carregados, ou seja, alimentos que provocam inflamações ou pioram a cicatrização de algumas situações clínicas?

De acordo com a nutricionista Mônica Lima tudo isso é mito. “Alimentos carregados é uma crença cultural. Hoje não tem nenhum estudo mostrando realmente isso. Vou dá um exemplo: a carne de porco que no Brasil é uma das mais temidas é servida em muitos países após uma cirurgia, ou seja, ela faz parte do cardápio de muitos hospitais”.

Bom senso

Segundo Mônica, nos consultórios é muito comum atender pessoas que se negam a comer determinados alimentos acreditando que eles são carregados.  “Tem muitas pessoas que procuram o nutricionista e dizem: eu fiz uma cirurgia e estou em tratamento e não posso consumir alimentos carregados, como macaxeira e goiaba.Isso é um mito, mas realmente há uma forte crença no nosso país sobre isso, não tem nada que comprove, mas como a gente sabe que o fator psicológico tem influência no aparecimento de sinais e sintomas, a gente faz a orientação para o indivíduo de que é mito, mas que ele fique a vontade para comer ou não”.

Crustáceos

Na nossa cultura os crustáceos também estão na lista de alimentos carregados. Contudo, Mônica ressalta que isso também é mito. “Os crustáceos também não têm interferência. A gente faz a orientação, mas se o paciente tem medo, a gente prescreve outros alimentos, substitui por outras opções”.




Redação com Ciências Médicas
VOCÊ SABIA? Mitos sobre alimentos''carregados'' VOCÊ SABIA? Mitos sobre alimentos''carregados'' Reviewed by Guedes Erivaldo on 02:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.