Projeto para instalar radiotelescópio na Paraíba será apresentado na UFCG


De acordo com o professor Luciano Barosi, da Unidade Acadêmica de Física, o equipamento, que inicialmente seria construído no Uruguai, será instalado na Paraíba

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá integrar um consórcio internacional para a construção e operação de um radiotelescópio que permitirá grandes avanços em pesquisas astrofísicas.

De acordo com o professor Luciano Barosi, da Unidade Acadêmica de Física, o equipamento, que inicialmente seria construído no Uruguai, será instalado na Paraíba. “Ainda não foi definido o local exato. Provavelmente será no Sertão”, adiantou.

O projeto, denominado Bingo (sigla em Inglês para Oscilações acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro), é liderado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, e conta com colaboradores no Brasil, Suíça e Uruguai.

O radiotelescópio não terá partes móveis. Contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada. Com o equipamento, pesquisadores de vários países pretendem obter informações sobre diversos fenômenos espaciais, como a distribuição das galáxias, a expansão do Universo e a quantidade de matéria escura.

Apresentação

A assinatura do convênio com a UFCG deve acontecer nas próximas semanas. Na próxima sexta, dia 18, no auditório do Bloco CY2, haverá uma apresentação do projeto a pesquisadores interessados em participar do experimento.

“A construção, manutenção e análise dos dados dependem de uma equipe multidisciplinar e consideramos importante que membros da comunidade acadêmica da Paraíba estejam diretamente envolvidos”, observou Barosi.



Click PB
Projeto para instalar radiotelescópio na Paraíba será apresentado na UFCG Projeto para instalar radiotelescópio na Paraíba será apresentado na UFCG Reviewed by Guedes Erivaldo on 07:21 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.